Qual é a Fórmula da Cerveja?
Atualmente encontramos no mercado muita variedade de estilos de cerveja. Das Lagers até as envelhecidas em barril, direto da bica, em garrafa ou em lata. Falando em termos químicos, a fórmula da cerveja pode ser encontrada em uma tabela periódica específica, inclusive com diversos estilos. Mas, para criar esses diferentes estilos é necessário ter uma base. Então, fica a pergunta: Qual é a Fórmula da Cerveja?
Para fazer qualquer cerveja, é necessário seguir alguns passos básicos. A composição é basicamente feita de água; malte; lúpulo e levedura. Algumas cervejas ainda têm adição de mais algum ingrediente, porém, essa é a base para todas. De acordo com o livro de Ronaldo Morado, um dos mais completos livros brasileiros sobre cerveja, o Larousse da Cerveja, o processo industrial de fabricação de cerveja deve seguir os passos de: Moagem do malte; mostura; filtração do mosto; fervura; separação do trub; resfriamento; fermentação; maturação; filtração; armazenamento; envase; distribuição.
Cada estilo de cerveja tem um tempo específico em cada uma dessas etapas de fervura, fermentação e maturação. Com os processos que citamos acima, a fórmula da cerveja continua inalterada, mas, dependendo do estilo escolhido, a combinação de maltes e lúpulos, em maior ou menor quantidade vai fazer diferença no produto final. Em outros posts vamos falar mais sobre os ingredientes e sobre o processo que faz a cerveja estar no seu copo pronta para saborear.
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
zamia@zamia.com.br
(47) 3323-2002
http://www.zamia.com.br/loja/