Para valorizar a cerveja artesanal que é produzida na região de Blumenau, e em todo o Vale do Itajaí, surge o Vale da Cerveja. O lançamento oficial da Associação Vale da Cerveja ocorreu no dia 20 de Maio/2019, e já destacamos as cervejarias que estão representando a região do Vale no post que você conferir aqui.
Assim, para promover a primeira iniciativa coletiva entre as cervejarias e apresentar para o público uma cerveja colaborativa produzida pelas 10 cervejarias participantes do Vale da Cerveja, foi lançada no último domingo, 10 de Agosto, uma cerveja do estilo Helles, chamada de Kollektiv Helles. O evento foi batizado de Biergarten Vale da Cerveja, e a principal ideia da organização foi permitir que o público pudesse apreciar um evento ao ar livre. O dia de sol, e a escolha do local, a Rua das Palmeiras, que até então nunca havia recebido um evento desse tipo, também contribuiu para a presença de mais de duas mil pessoas, segundo a assessoria de imprensa, que durante todo o dia do evento puderam apreciar bandas, boas cervejas, e gastronomia variada com os food trucks.
Com mais de 523 mil habitantes, os cinco municípios (Blumenau; Gaspar; Indaial; Timbó; Pomerode) que compõem o Vale Da Cerveja, tem um consumo de cerveja de 6%, que é atendido pelas 10 cervejarias que estão integradas nesta etapa inicial da Associação. Esse cálculo foi realizado com base na média nacional, onde a estimativa é de que os outros municípios do Brasil, tenham um consumo total de cerveja artesanal de 2%, levando em consideração qualquer rótulo de cerveja artesanal. Na região do Vale da Cerveja, a média é bem mais alta, contando somente essas 10 cervejarias.
Quando se fala em cerveja artesanal, é importante lembrar que Blumenau, é a Capital Brasileira da Cerveja, e também terra da Oktoberfest, do também já consagrado Festival Brasileiro da Cerveja, da única Escola Superior de Cerveja e Malte da América Latina, que também faz parte da Associação. Em se tratando de produção de cerveja, Santa Catarina é o terceiro estado com maior número de fábricas. Portanto, o objetivo principal do Vale da Cerveja, é resgatar a tradição cervejeira de Blumenau e região, a aproximação das marcas e o fortalecimento do segmento na região. Tornando-se assim, a cerveja centro das atenções e um atrativo turístico de forte apelo para os 365 dias do ano.
Até 2021, está a frente da presidência Daniel Reginatto, da cervejaria Container, e na vice presidência Adilson Altrão da cervejaria Schornstein. Para participar da Associação Vale da Cerveja, as cervejarias podem produzir até 3 milhões de litros por ano, o que representa uma média mensal de 250 mil litros de cerveja, além de ter fábrica em um dos municípios que compõem a Associação. Algumas empresas que não são produtoras de cerveja, mas, estão ligadas ao meio cervejeiro também fazem parte do Vale da Cerveja. Estão entre elas, a tradicional fabricante de cristais, a Cristais Blumenau, e também a Zamia Bolachas de Chopp, que é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina, e também tem sede na cidade de Blumenau.
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
zamia@zamia.com.br
(47) 3323-2002
#zamia
#webserie
#omeucopo
#bolachasdechopp
#bolachadecerveja
#portacopos
#conteudocervejeiro
#valedacerveja
#eventoderua
#biergantenvaledacerveja
#kollektivhelles
#cervejaartesanal
#culturacervejeira
#cerveja
#beer
#craftbeer
#beerculture