Pensar em lager; pale ale; IPA; é normal. Mas, você já ouviu falar em Lambic? Primeiro, é interessante perceber que a Lambic, faz parte de uma das três famílias cervejeiras, e possui vários estilos diferentes. (Falaremos das outras duas nos próximos posts do quadro Você Sabia?)
As Lambic, essencialmente são produzidas na região de Flandres, na Bélgica. Portanto, faz parte com exclusividade da Escola Belga. A característica das Lambic, é a fermentação espontânea. Ou seja, diferentes das Lagers, que citamos acima e que possuem temperatura e espaço fechado para uma fermentação controlada, as Lambic, são totalmente ao contrário.
O cervejeiro que produz cervejas Lambic, deixa a levedura, ou seja, os microorganismos que vão fermentar a cerveja, trabalhar sozinha em tanques abertos e com o contato direto com o ambiente. Inclusive até com as janelas abertas no espaço onde o tanque está. Existe até um fato curioso sobre a famosa pá cervejeira, que antigamente era feita de madeira. O cervejeiro não lavava a pá após mexer o mosto que estava fermentando, somente deixava-a secar de pé ao lado do tanque. Acreditava-se que assim, as leveduras que ficavam grudadas na pá e já estavam secas até a próxima fermentação, se misturavam com o mosto novo e logo começavam a fermentar. Contribuindo com o cervejeiro para uma fermentação mais rápida.
Algumas cervejas belgas ainda são produzidas com a fermentação espontânea. Por exemplo: Fruit Lambic; Gueuze; Cantillon
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
(47) 3323-2002
#zamia
#webserie
#omeucopo
#bolachasdechopp
#bolachadecerveja
#portacopos
#conteudocervejeiro
#escolabelga
#lambic
#fermentacaoespontanea
#pacervejeira
#levedura
#cervejaartesanal
#culturacervejeira
#cerveja
#beer
#craftbeer
#beerculture