Mesmo que uma cerveja seja produzida fielmente dentro de um estilo de cerveja, e para isso sejam utilizados os mais complexos ingredientes, o sabor e o aroma que cada pessoa percebe ao beber essa cerveja, pode ser diferente. Porém, qual a maneira de saber se uma cerveja é fácil ou difícil de beber? É nesse ponto que entra a Drinkability.
Diferente de outros termos utilizados na cerveja artesanal, que já possuem métricas, parâmetros estabelecidos entre maior e menor, ABV e IBU, por exemplo, o Drinkability pode ser considerado subjetivo. Pois, Drinkability é a característica que mede o quanto a cerveja é “bebível”. Isso não quer dizer que todas as cervejas leves são fáceis de beber e as cervejas complexas são difíceis. Nesse caso, a predisposição da pessoa, e o histórico de memórias olfativas e gustativas, contribuem para perceber todas as características que determinada cerveja apresenta.
Para considerarmos a Drinkability de uma cerveja, três fatores devem ser levados em consideração. A percepção sensorial da pessoa (aroma e sabor; conforme falamos acima) – predisposição da pessoa para aquele estilo de cerveja ou marca de cerveja – efeitos fisiológicos que a cerveja traz para quem está degustando (na hora ou posterior). Por conta desses fatores pessoais, é que não existe uma escala de medição de intensidade para determinar a Drinkability de uma cerveja.
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
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