Onde está o conhecimento? Inicialmente na memória das pessoas. Porém, a partir do momento em que a palavra começa a ser escrita, esse conhecimento pode virar literatura. Quando se trata de livros sobre cerveja, os principais ainda estão escritos somente em inglês. No entanto, a cada ano existem mais iniciativas por parte das editoras brasileiras para fazer a tradução desses livros para a língua portuguesa, mas, a maioria dos famosos ou mais recentes publicados no exterior, ainda está sem tradução.
Outro fator, é que poucos escritores brasileiros se dedicam à escrita de livros sobre cerveja. Talvez, pela exaustiva dedicação que é necessário ter para publicar um livro no Brasil, que vai muito além da pesquisa e da escrita propriamente dita. Porém, mesmo que a língua mais falada no mundo por quem é nativo, seja o Mandarim, (é só pensar na população da China), a primeira língua estrangeira mais utilizada ainda é a inglesa. Então, nada mais lógico do que encontrarmos muitos livros sobre cerveja na língua original dos Beatles. Afinal, o inglês é a língua materna de duas escolas cervejeiras importantes para o universo da cerveja. A escola inglesa e a escola belga.
Para quem gosta de conteúdo, temos desde Fevereiro/2019, o Blog Zamia, onde escrevemos diversos temas que falam principalmente sobre cerveja artesanal, e, em alguns casos, também podemos escrever sobre cervejas mainstream ou premium.
Nas sessões de terça, buscamos escrever posts curtos, sobre degustação; harmonização; turismo cervejeiro; eventos cervejeiros e estilos de cerveja. Enquanto que: nas sessões de sexta escrevemos sobre curiosidades no quadro Você Sabia? Trazemos informações sobre métodos e processos cervejeiros; nomenclaturas técnicas; e profissões; por exemplo: O que faz o Sommelier de Cervejas?
Também temos nossas promoções nas sessões de quarta, e eventualmente, textos falando sobre as datas comemorativas que tenham alguma relação com a cerveja. O dia-da-cerveja-brasileira é um desses textos. Na Websérie – Sob o Copo, que vai ao ar no canal do youtube toda quinta-feira, você pode assistir a entrevistas que abordam temas sobre o mercado cervejeiro, que está em franco crescimento no Brasil, alcançando em Maio/2019, o número de mil-cervejarias-no-brasil. Um recorde histórico e um avanço rápido se compararmos com países com mais tradição cervejeira que o nosso. Mesmo que, o market share alcançado pelas cervejarias artesanais seja inferior a 5%, esse setor cresce mês a mês, obviamente por conta da qualidade da cerveja artesanal, e também pelo interesse do público consumidor em buscar mais conhecimento sobre as cervejas que degusta.
Nas sessões de segunda, escrevemos sobre o universo cervejeiro em geral. Já falamos da história, dos cuidados necessários e dos usos das bolachas de chopp; sobre as inovações e tendências do mercado cervejeiro; e hoje trazemos para você alguns livros sobre cerveja que são fundamentais para a estante de todos os cervejeiros.
1- A Mesa do Mestre Cervejeiro – Garrett Oliver. Considerado o “papa” das harmonizações, nesse livro, o mestre cervejeiro da Brooklyn Brewery escreve sobre a versatilidade que a cerveja tem além do ato de beber. Já havíamos citado esse livro no texto sobre dicas de harmonização. É o principal guia para aprender mais sobre a experiência sensacional que é a harmonização entre cerveja e gastronomia. *(Publicado no Brasil pela Editora Senac)
2- Tasting Beer: An Insider’s Guide to the World’s Greatest Drink – Randy Mosher. *(Somente em inglês).
O livro é um importante guia sobre aromas e sabores. Mostrando a maneira que a escolha de ingredientes e o processo de fabricação da cerveja, influenciam quando essa cerveja é degustada.
3- How to Brew: Everything You Need to Know to Brew Beer Right the First Time – John Palmer. *(Somente em inglês).
Para quem quer iniciar fazendo cerveja caseira, esse é o principal livro. Pois, mostra o passo a passo de todo o processo de produção de cerveja. Nessa linha, também podemos encontrar com tradução em português *(pela Editora Publifolha) o livro: Cerveja feita em casa do escritor britânico Greg Hughes. O livro apresenta mais de 100 receitas de estilos de cerveja explicando o processo de produção.
4- Guia Ilustrado Zahar de Cerveja – Michael Jackson
Um jornalista que ao contrário do xará norte-americano, nasceu em Wetherby, na Inglaterra. A contribuição desse jornalista-cervejeiro para o mundo da cerveja foi muito importante quando se trata de apresentar estilos de cerveja, e falar da cultura cervejeira. No livro, o jornalista apresenta o mundo das cervejas com dicas e informações de especialistas sobre o assunto. Importantes regiões produtoras da bebida, e também outras menos expressivas. Apresentando processos de fabricação da cerveja, e explicando sobre os aromas e sabores. *(Publicado no Brasil pela Editora Zahar)
5- Larousse da Cerveja – Ronaldo Morado
Sem dúvida é o mais importante livro sobre cervejas escrito por um brasileiro. O autor, que é mineiro, começou a escrever esse livro em 2005, e no ano de 2009 ele foi lançado pela (Editora Larousse do Brasil), que é uma editora francesa com escritórios em vários países. É uma obra completa que apresenta a história da cerveja; estilos de cerveja; origem dos estilos; processo de produção; e muitas outras informações indispensáveis para os iniciantes no universo cervejeiro. O livro foi atualizado e ampliado oito anos depois na 2ª edição lançada em 2017. É uma base de conhecimento sobre cerveja, ideal para iniciantes no assunto. De autoria do mineiro Ronaldo Morado, fala sobre a história, processo de produção, estilos, e a cultura de países tradicionalmente cervejeiros. Uma obra completa e indispensável para todo o cervejeiro.
Beer Bônus 1
1001 Cervejas para beber antes de morrer – Adrian Tierney-jones
O livro traz a visão de 40 especialistas que indicam as cervejas preferidas. Um guia bem interessante que apresenta ao leitor informações necessárias para uma boa degustação. Mostrando vários estilos de cerveja, inclusive com notas de degustação. Entre as cervejas citadas no livro, algumas são raridades, outras já são mais conhecidas do público. A Eisenbahn Pale Ale, por exemplo, é uma das famosas que faz parte da compilação das 1001 cervejas. O autor e organizador do livro, é colaborador do site Beers of the World. Foi lançado em 2012. (Publicado no Brasil pela Editora Sextante).
Beer Bônus 2
Conhecido pelo apelido de “Beer Hunter”, o caçador de cerveja Michael Jackson, também apresentou o primeiro programa de televisão sobre cervejas, no canal Discovery Channel em 1989. São vários episódios onde o jornalista visita cervejarias e produtores das principais escolas cervejeiras do mundo. Confira o primeiro episódio aqui: The Beer Hunter – Episódio 1 – Os Borgonhas da Bélgica.
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
zamia@zamia.com.br
(47) 3323-2002
#zamia
#webserie
#sobocopo
#bolachasdechopp
#bolachadecerveja
#portacopos
#conteudocervejeiro
#livrossobrecerveja
#estilosdecerveja
#mercadocervejeiro
#beerhunter
#cervejaartesanal
#culturacervejeira
#cerveja
#beer
#craftbeer
#beerculture