Desde que o mercado brasileiro de cerveja artesanal começou a ser visto com outros olhos, principalmente pelo potencial de faturamento, várias negociações milionárias já foram feitas. Atualmente com o número de mil cervejarias no Brasil, que estão registradas no (MAPA), foi a vez da catarinense Schornstein e da paulista Leuven, assinar um Memorando de Entendimento indicando a intenção de fusão entre as duas cervejarias.
Esta ação, é diferente de outras negociações que já ocorreram no mercado brasileiro de cerveja, onde cervejarias artesanais foram compradas por Grupos que atuam no universo mainstream, e que podemos citar dois exemplos. A blumenauense Eisenbahn, que em 2008, foi adquirida pelo Grupo Schincariol, e conforme já falamos no post sobre as tendências do mercado cervejeiro no Brasil para 2019, atualmente a Cervejaria Eisenbahn é controlada pelo Grupo Heineken. Outro exemplo vem do Grupo Ambev, que além de algumas cervejarias internacionais, também sempre esteve de olho no crescimento da cerveja artesanal no Brasil, e atualmente controla a mineira Wäls e a paulista Colorado.
Mais do que uma simples fusão entre as cervejarias, o que de início possibilita a redução de custos com distribuição para ampliar a participação no mercado, tanto da Schornstein nas regiões Sudeste e Nordeste, quanto da Leuven que pretende ter mais presença na região Sul, o projeto pretende ir além dos mais de 30 rótulos das duas cervejarias que já estão disponíveis no mercado. Está sendo montada mais uma fábrica em Salvador/BA, além das duas em operação nas cidades de Pomerode/SC e também em Piracicaba/SP. A criação de uma terceira marca, ou até a inclusão de mais uma cervejaria é analisada pelos empresários das cervejarias. Conforme escrevemos no início deste parágrafo, essa fusão tem o objetivo de movimentar ainda mais o mercado da cerveja artesanal no Brasil, a partir da proposta de criação da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA).
A ideia é que no futuro, outras cervejarias sejam incorporadas ao projeto da CBCA, com fábricas em outras regiões que sejam consideradas estratégicas. Inclusive em uma segunda etapa da Companhia, existe a intenção por parte dos empresários de abrir capital com o lançamento de uma oferta pública inicial de ações. Porém, o próximo passo é fazer uma captação pública de recursos na modalidade de Equity Crowdfunding que será realizado pela Cervejaria Leuven. O objetivo é captar R$ 5 milhões em rodada pública de investimentos que será aberta em Agosto, pela plataforma basement/kria, sendo que o valor adquirido será utilizado para os investimentos adicionais para a criação da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal, e na sequência, para a preparação dos documentos necessários para finalizar a fusão entre Schornstein e Leuven, que deve estar totalmente concluída em um ano e meio.
Sobre a Schornstein
A cervejaria foi fundada em 2006, na cidade de Pomerode/SC. O nome Schornstein, em alemão significa chaminé. A capacidade produtiva é de 150 mil litros/mês.
Sobre a Leuven
A cervejaria foi fundada em 2010, na cidade de Piracicaba/SP. O nome Leuven, é uma homenagem à cidade com o mesmo nome que fica na Bélgica. Sendo a proposta de rótulos da cervejaria é inspirada na escola belga. A capacidade produtiva é de 70 mil litros/mês.
A Zamia Bolachas de Chopp, que atende as cervejarias Schornstein e Leuven, fornecendo as melhores bolachas de chopp do mercado, aproveita a ocasião para parabenizar as cervejarias pela decisão de fusão, e torce pelo sucesso da criação Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal.
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
(47) 3323-2002
#zamia
#webserie
#bolachasdechopp
#bolachadecerveja
#portacopos
#conteudocervejeiro
#mercadobrasileirodecervejaartesanal
#cervejariaschornstein
#cervejarialeuven
#mercadodacervejaartesanalnobrasil
#companhiabrasileiradecervejaartesanal
#cervejaartesanal
#culturacervejeira
#cerveja
#beer
#craftbeer
#beerculture