Uma das harmonizações mais clássicas que existem no mundo das cervejas artesanais é com queijos. Lembrando que uma regra básica a ser seguida por quem está começando a experimentar novos sabores, é buscar o equilíbrio. Cervejas leves com queijos leves, cervejas fortes com queijos fortes.
Nesse post, escolhemos os queijos semiduros e algumas cervejas que harmonizam bem com esses queijos. O Gruyère; Emmental; e o Gouda são em geral queijos que trazem notas amendoadas, assim, pedem cervejas um pouco mais alcoólicas e com boa presença de malte para equilibrar os sabores dessa harmonização. Para esses três queijos destacamos também três estilos de cervejas: uma clássica Bock, uma Weizenbock, e uma Belgian Blond Ale. Uma dica é provar a diferença entre as três cervejas com os diferentes queijos e descobrir qual agrada mais ao seu paladar. Vale provar também a Chimay Dorée Gold, um Belgian Blond Ale um pouco menos alcoólica, mas, extremamente saborosa. Principalmente, se for harmonizar com um dos queijos produzidos pela própria cervejaria belga.
Além dessa harmonização clássica entre cervejas e queijos, deixamos também uma dica de livro para este dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro. Já que falamos em harmonização, o livro – A Mesa do Mestre Cervejeiro, escrito pelo mestre cervejeiro Garrett Oliver da Brooklyn Brewery, considerado o “papa” das harmonizações, é desses livros obrigatórios na estante de qualquer bom apreciador de cerveja e leitura.
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
zamia@zamia.com.br
(47) 3323-2002
http://www.zamia.com.br/loja/