“Tudo que é bom dura pouco”. É o que diz aquele antigo ditado. Foram quatro dias de Festival Brasileiro da Cerveja, menos do que a duração de uma Oktoberfest, menos que umas semana, mas, pode-se dizer que é muito mais intenso por conta das trocas de experiência entre cervejeiros profissionais e caseiros. Seja trabalhando na organização, ou sendo um dos 116 jurados, que participaram diretamente na avaliação dos 3.115 rótulos dentro dos 156 estilos inscritos por 505 cervejarias, no 7º Concurso Brasileiro de Cervejas, o evento é ainda mais intenso. Porém, quem mais é beneficiado com o Festival, sem dúvida alguma é o público que passou pelo Parque Vila Germânica, ou Proeb, para os mais saudosistas.
Nesta edição de 2019, o público foi de 31.117 pessoas, que além de curtir várias bandas, boa gastronomia, adquirir mais conhecimento com palestras que ocorriam paralelo ao Festival, ainda tiveram a oportunidade de poder provar cervejas de todo o Brasil em um só lugar. Em alguns casos, cervejas que foram escolhidas para serem lançadas em Blumenau no evento deste ano. Ao total, foram mais de 800 rótulos disponíveis nos estandes das 116 cervejarias participantes. Algumas cervejarias também deixam para fazer a estreia comercial no Festival Brasileiro da Cerveja, caso da blumenauense Balbúrdia.
Igualmente aos outros anos, esse 11º Festival Brasileiro da Cerveja também teve alguns eventos paralelos fora do Parque Vila Germânica. Durante o último dia do Festival de 2019, a Zamia participou com uma exposição mostrando os vários tipos de cortes diferenciados de bolacha de chopp que produz, tanto para o mercado brasileiro, quanto para exportação para a Europa. A coleção Sob o Copo, bolachas que trazem vários temas foi apresentada em forma de kits, chamando a atenção de quem participou do evento que ocorreu na cervejaria Segredos do Malte, e foi organizado pela blogueira garota cervejeira Cléo Trindade.
A criatividade dos cervejeiros brasileiros é sempre colocada à prova no Concurso Brasileiro de Cervejas, onde jurados do mundo inteiro avaliam de maneira técnica vários estilos que vão desde as Pilsen, até as cervejas envelhecidas em barris. Porém, com ou sem prêmios, a prova real de que a cervejaria começou o ano no caminho certo, está na quantidade de pessoas que visitam o estande dela durante o Festival, mas, é evidente que uma medalha de bronze, prata, ou principalmente ouro, contribui muito para que o público busque esses estandes em busca das cervejas premiadas.
Abaixo você pode conferir a lista das cervejarias premiadas no 7º Concurso Brasileiro de Cervejas, que foram divididas em:
Pequeno porte: até 10.000 L
Médio porte: de 10.001 a 100.000 L
Grande porte: a partir de 100.000 L
THE BEST OF SHOW COMERCIAL
Grande Porte Cervejaria: Cervejaria Tupiniquim (RS)
Cerveja: Tupiniquim Funky Sour
Estilo: HYBRID/MIXED – Mixed-Culture Brett Beer
Médio Porte: Cervejaria: Cervejaria Unika (SC)
Cerveja: Unika Catharina Sour Ameixa e Laranja
Estilo: ALE STYLES – Brazilian Beer – Catharina Sour
Pequeno Porte: Cervejaria: Salvador Brewing Co. (RS)
Cerveja: Ardenas – Sour Pepino
Estilo: HYBRID/MIXED – Field Beer
THE BEST OF SHOW EXPERIMENTAL
Médio Porte: Cervejaria: Salva Craft Beer (RS)
Cerveja: Export Salva
Estilo: LAGER STYLES – International-Style Pilsener
Pequeno Porte: Cervejaria: Donner Craft Brew (RS)
Cerveja: Cerveja Forte Clara Puro Malte
Estilo: ALE STYLES – American-Style Strong Pale Ale
CERVEJARIAS DO ANO 2019
Grande porte: Cervejaria Backer (MG)
Médio porte: Cervejaria Cathedral (PR)
Pequeno porte: Suricato Ales (RS)
Os três estados que tiveram o maior número de medalhas foram: (RS/68) – (SP/50) – (SC/47). Sendo um total de 255 medalhas, com 90 bronze; 93 prata; 72 ouro.
Clicando neste link http://festivaldacerveja.com/sistema/wp-content/uploads/2019/03/Resultado-CBC-2019.pdf você pode ver todas as cervejas que conquistaram medalhas em 2019.
Até o próximo Festival Brasileiro de Cerveja. Cheers!
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
(47) 3323-2002