Tudo o que se faz em grupo tem mais força. Assim, também é com o mercado cervejeiro. Seja no Brasil ou ao redor do mundo, as associações cervejeiras buscam mais espaço para as cervejarias, empresas ligadas ao setor, e principalmente, mais viabilidade no mercado e também levar cada vez mais conhecimento sobre cerveja ao público consumidor.
Já citamos no quadro Você Sabia?, sobre uma das associações cervejeiras mais antigas e influentes do mundo, a Camra. Nos Estados Unidos também na década de 1970 e 1980, a cerveja ganhou força com um grupo de cervejeiros caseiros que fundou a American Homebrewers Association (AHA). Também nos Estados Unidos, existe a Brewers Association (BA), uma das associações cervejeiras que inclusive tem um guia com estilos de cerveja que é o mais utilizado por concursos cervejeiros voltado para cervejarias ao redor do mundo. Inclusive também utilizado no Concurso Brasileiro de Cervejas em Blumenau. Já escrevemos sobre esse assunto em: Os Guias Cervejeiros.
Mas, ao falarmos em Brasil. Quais são as associações cervejeiras que representam as cervejarias e também fazem despertar em cervejeiros caseiros a vontade de buscar a profissionalização e quem sabe, abrir uma nova cervejaria para aumentar ainda mais o número de mil cervejarias já conquistado pelo país no fim de Maio/2019.
Começando pela associação de cervejeiros caseiros, existe a Acerva Brasil, que é a Federação Brasileira das ACervAs. Reunindo todas as associações de cervejeiros caseiros do país, denominadas de ACervA, que são instituições sem fins lucrativos que visam fomentar a cultura cervejeira e o hobby de fazer cerveja em casa. Apoiando as iniciativas de cervejarias artesanais e em alguns casos sendo também apoiadas por essas cervejarias, promovem palestras, cursos e concursos voltados para os cervejeiros caseiros, com o objetivo do homebrewer se especializar e adquirir cada vez mais conhecimento no processo de fabricação da cerveja.
A primeira associação de cervejeiros caseiros do Brasil, foi a Acerva-RJ, que surgiu na cidade do Rio de Janeiro, em 2006. Atualmente são 23 ACervAs distribuídas nos estados brasileiros, e mais uma no Distrito Federal, além da ACervA Brasil, que congrega todas as ACervAs estaduais. Uma das mais atuantes e que serve de modelo para muitas outras ACervAs do país, é a Acerva Catarinense. Por conta das ações que promovem, das medalhas que os cervejeiros caseiros conquistam em concursos pelo Brasil, e também pela participação de alguns associados que trabalham prestando suporte para a realização do Concurso Brasileiro de Cervejas, ou mesmo sendo jurados deste concurso. A ACervA-SC, que é a 2ª associação de cervejeiros caseiros do país, é dividida por diretorias regionais, e durante a realização do Festival Brasileiro da Cerveja, conversamos com Maciel Veríssimo, diretor da regional Vale do Itajaí. Entrevista que você pode conferir na nossa Websérie – O Meu Copo.
Quando falamos do setor profissional, voltado para as cervejarias artesanais, podemos destacar associações cervejeiras em Santa Catarina a ACASC, fundada em 2008, e mais recentemente a Associação Vale da Cerveja, fundada em Blumenau, que congrega 10 cervejarias de várias cidades da região do Vale do Itajaí, também a Escola Superior de Cerveja e Malte, e nós da Zamia Bolachas de Chopp. E também União Cervejeira, que atua em prol das cervejarias na região da grande Florianópolis, capital do Estado.
Outros Estados também possuem associações cervejeiras de destaque. Rio de Janeiro com a Amacerva; Procerva no Paraná; em São Paulo a Apacerva; AGM no Rio Grande do Sul. Só para citar os Estados com maior representação e número de cervejarias do Brasil. Para fechar nossa lista sobre as associações cervejeiras, podemos citar a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).
Fundada em Outubro/2013, é uma entidade civil sem fins lucrativos que visa o fortalecimento das cervejarias artesanais no brasileiras. Buscando além da redução da carga tributária, também fornecer através do selo Cerveja Brasileira, Artesanal e Independente, o conhecimento do que é a verdadeira cerveja artesanal. Sendo que as cervejarias associadas a Abracerva, buscam o cuidado com a matéria prima, visando antes do lucro, o sabor em primeiro lugar, e tendo na associação apoio às práticas colaborativas e não predatórias, que são essenciais para o crescimento da cerveja artesanal brasileira, sendo sobretudo, independente de grandes grupos econômicos. Atualmente, a associação possui sete escritórios regionais em diferentes Estados do Brasil, e foi a organizadora da Copa Cerveja Brasil 2019, que você pode conferir mais informações nestes links: Copa Cerveja Brasil e Resultados Copa Cerveja Brasil.
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
(47) 3323-2002
#zamia
#webserie
#omeucopo
#bolachasdechopp
#bolachadecerveja
#portacopos
#conteudocervejeiro
#associacoescervejeiras
#valedacerveja
#acasc
#acerva
#abracerva
#camra
#brewersassociation
#americanhomebrewersassociation
#estilosdecerveja
#cervejaartesanal
#culturacervejeira
#cerveja
#beer
#craftbeer
#beerculture