A tradição de realizar As Festas do Chopp, ou as festas típicas germânicas, tem mais força na Região Sul do Brasil. Estamos falando além da Oktoberfest de Blumenau, que surgiu na década de 1980, e até hoje é a mais famosa das festas de tradição germânica. Obviamente, inspirada na original Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Outra inspiração que também provém das tradições germânicas é o Stammtisch, que começou a ser realizado em Blumenau no ano 2000, e hoje já ocorre em várias cidades de Santa Catarina. Porém, essa festa é tradicionalmente realizada na rua, diferente da origem das tradicionais festas do chopp, que até hoje são realizadas em pavilhões ou em clubes de caça e tiro.
O nome utilizado para chamar a festa ou pedir a bebida varia entre chopp e cerveja, em determinadas ocasiões, mas no fim das contas tem o mesmo objetivo, que é reunir a comunidade para festejar as tradições. A primeira festa do chopp no Brasil, na verdade denominada de Festa da Cerveja, surgiu em 1961, em Curitiba/PR. Foi realizada no antigo Clube Concórdia, fundado em Abril de 1869, por imigrantes alemães com o nome de Gesangverein Germânia, passando a ser chamado de Concórdia em 1938, e atualmente chamado de Clube Curitibano.
As danças e bandas típicas fazem parte dessas festas, mas, para manter as tradições germânicas das festas do chopp, também existem algumas brincadeiras e competições que atraem vários entusiastas. O tiro ao alvo é a brincadeira mais tradicional. Já as competições ou concursos, vão desde a vestimenta, até habilidades com o serrote no corte do tronco. O chopp em metro; a escolha do rei e rainha dos clubes; o chapéu mais enfeitado; teste de resistência segurando o caneco de chopp, só para citar algumas atrações. Uma tradição marcante das festas de chopp que ocorrem nos clubes, é que além do open bar, também está incluso no valor do ingresso, um caneco de chopp geralmente feito de porcelana, bem trabalhado em detalhes com o número da edição da festa e a marca e nome do clube.
Independente do local onde a festa do chopp ocorre no Brasil, a confraternização provém da tradição germânica, e conforme escrevemos no início do texto, a região Sul é onde ocorre grande número desses eventos típicos. Devido a forte colonização alemã em Santa Catarina, a concentração das festas do chopp, (para ser mais exato, festas que resgatam e mantém as tradições germânicas), ocorrem em maior número nas cidades catarinenses do que nos Estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Algo que pode ser comprovado no site da Secretaria de Turismo de SC, que apresenta a relação das festas típicas divididas por regiões.
Algumas dessas atrações, principalmente a apresentação de danças dos grupos folclóricos, e a competição de chopp em metro, ocorrem na mais famosa festa regada a chopp, das Américas, a Oktoberfest Blumenau, onde os canecos de chopp estão a parte do ingresso, e são levados para a festa pelos próprios festeiros, que também exibem chapéus enfeitados e os famosos trajes típicos. Portanto, tendo feito essa explanação sobre as festas do chopp, para finalizar, se faz necessário apresentar a origem dessas festas típicas, e claro, falamos da Oktoberfest de Munique, a maior de todas.
Essa festa, apesar do nome fazer referência ao mês de Outubro, na Alemanha é realizada no fim de Setembro e vai até o início de Outubro. Tudo começou em 1810, com a festa de casamento do Príncipe Luís com a princesa Teresa da Saxônia-Hildeburghausen, que mais tarde foi coroado Luís I da Baviera. Esse primeiro evento ocorreu sim em Outubro, mais precisamente no dia 12, e todos os moradores da cidade de Munique foram convidados. A celebração foi realizada em um grande campo aberto, que depois foi batizado de Campo de Teresa, e para encerrar a festa os participantes assistiram a uma corrida de cavalos. Conta-se que, nas primeiras edições da festa, por mais incrível que possa parecer, não tinha cerveja. No ano seguinte a festa é realizada novamente, e em 1819, a população de Munique assume a organização da festa, antecipando a data para o fim de Setembro, no intuito de aproveitar o fim do verão. Assim, não só o Brasil, mas, Estados Unidos e Canadá, também promovem à sua maneira, as tradicionais festas do chopp, chamadas de Oktoberfest.
Sobre a Zamia:
Fundada na cidade de Blumenau/SC, hoje conhecida por ser a Capital Brasileira da Cerveja, a Zamia, é a maior produtora de Bolachas de Chopp da América Latina. Atende ao mercado nacional, exportando também para o Mercosul e Europa.
Quer saber mais? Entre em contato conosco ou visite nossa loja virtual.
(47) 3323-2002
#zamia
#webserie
#omeucopo
#bolachasdechopp
#bolachadecerveja
#portacopos
#conteudocervejeiro
#festadochopp
#festastipicas
#tradicaogermanica
#stammtisch
#estilosdecerveja
#cervejaartesanal
#culturacervejeira
#cerveja
#beer
#craftbeer
#beerculture